Conheça o curso

HISTÓRICO

 

O curso de Engenharia Mecânica é presencial e semestral com uma carga horária de 3865 horas que foi planejada para ser comprida em 10 semestres letivos. Sendo que o aluno poderá concluir o curso no mínimo em 10 e no máximo em 15 semestres. A estrutura curricular foi voltada para uma formação multidisciplinar do engenheiro com senso crítico, capacidade de aperfeiçoamento contínuo e capacidades criativas, que possa contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira, em particular na região do semi-árido que é de abrangência da UNIVASF. Pelo estado atual e perspectivo de seu desenvolvimento, apresenta características peculiares que possibilitam a fixação de pessoal qualificado, quer no serviço público, pela evidente expectativa de atendimento às necessidades sociais, em empresas privadas já existentes, ou como empreendedor autônomo, exercendo a sua atividade como Engenheiro Mecânico, no ramo agroindustrial, industrial e metalmecânico.

O engajamento do aluno à realidade profissional é indispensável para sua formação em Engenharia Mecânica. Os verdadeiros laboratórios deste curso deverão ser as próprias empresas, especialmente as indústrias. Assim sendo, deve-se evidenciar a prática profissional no ensino, expondo o aluno a situações típicas da atuação do Engenheiro Mecânico ao longo de todo o curso.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

O Curso de Engenharia Mecânica visa a formação de um profissional com perfil generalista, crítico e reflexivo, consciente do seu papel na sociedade, que seja capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento local, regional e nacional, e capaz de tornar-se agente ativo no desenvolvimento social e tecnológico da região.

 

O curso tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos as habilidades e competências que permitam:

• conceber, projetar e construir peças, máquinas, equipamentos mecânicos;

• conceber e supervisionar processos de fabricação mecânica;

• planejar, desenvolver e supervisionar a operação e manutenção de sistemas de geração de energia, transporte de fluidos e sólidos;

• planejar, projetar, desenvolver e supervisionar a instalação, operação e manutenção de máquinas térmicas, sistemas hidráulicos, pneumáticos e de refrigeração;

• desenvolver sistemas de automação e controle, em projetos mecânicos;

• atuar no gerenciamento e no controle da segurança do trabalho, da qualidade de produtos e dos processos industriais;

atuar na gestão da manutenção ou engenharia de manutenção; 

• projetar, implementar e gerenciar sistemas de controle da produção e fabricação mecânica;

• avaliar a viabilidade econômica e o impacto social e ambiental dos projetos de engenharia mecânica.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

 

• Processos industriais;

• Processos de fabricação e reparação de peças e máquinas;

• Processos de transformação e utilização da energia.

 

Campos de atuação: Atividades de concepção, projeto, fabricação, manutenção industrial e gerenciamento no campo de abrangência da carreira.